Pausa na Viagem: ESPECIAL 12 LIVROS PARA 2015: [RESENHA] "O RETORNO A DEL" (Emily Rodda)
Image Map

ESPECIAL 12 LIVROS PARA 2015: [RESENHA] "O RETORNO A DEL" (Emily Rodda)



Autora: Emily Rodda / Tradutor(a): não informado / Série: Deltora Quest (#1.8) / Editora: Fundamento / Ano: 2000 / Páginas: 112

"O Retorno a Del", da australiana Jennifer Rowe (sob o pseudônimo Emily Rodda), já apareceu aqui no blog em um post especial que estabelecia uma meta de 12 livros a serem lidos no ano de 2015. Pois bem, é com grande satisfação que anuncio que o primeiro item da lista já foi eliminado!

Deltora Quest é uma saga de fantasia infanto-juvenil que vendeu milhões de exemplares ao redor do mundo, embora não seja assim tão conhecida no Brasil. Em 2006, a série foi adaptada para um anime, inédito por aqui.

O enredo, a princípio, soa clichê. No primeiro livro, "As Florestas do Silêncio", o reino de Deltora é um cenário medieval localizado em algum continente fictício. Sua população vive em paz e harmonia, sob o poder de uma valorosa monarquia que preza pelo bem-estar do povo. Neste contexto, destaca-se a relação de amizade e fide"lidade entre Endon, o herdeiro do trono, e Jarred, um guarda do palácio.

Porém, as coisas mudam drasticamente quando o perverso Senhor das Sombras invade o palácio real, destruindo o mágico Cinturão de Deltora e usurpando o trono. Em pouco tempo, seu reinado tirânico transforma Deltora em uma ruína daquilo que costumava ser.
 
Dezesseis anos depois, o jovem Lief, filho de Jarred, decide partir em uma perigosa jornada para libertar seu povo do jugo das sombras. Ele sabe que o Senhor das Sombras só poderá ser derrotado quando as sete pedras do Cinturão - topázio, ametista, esmeralda, opala, lápis-lazúli, diamante e rubi - estiverem novamente reunidas. Mas a tarefa não será nada fácil, pois o vilão escondeu cada uma das preciosidades nos lugares mais inóspitos e perigosos do reino, sob a vigilância de monstruosos guardiões.
 
Em sua empreitada, Lief contará com a ajuda de dois bravos companheiros: Barda, um guarda experiente do palácio; e Jasmine, uma garota valente que vive nas Florestas do Silêncio.
 
Este é o enredo que se desenrola nos oito volumes iniciais. Além destes, há outros sete, divididos em duas premissas diferentes - "Na Terra das Sombras", com três livros, e "Os Dragões de Deltora", com quatro.
 
Não sou um leitor contumaz de alta fantasia e sei que Deltora Quest não chega aos pés, literariamente falando, de medalhões como J. R. R. Tolkien ("O Senhor dos Anéis") e C. S. Lewis ("As Crônicas de Nárnia"). Mas, independentemente de qualquer coisa, a saga é o meu xodó. Sempre vibrei com as aventuras de Lief, Barda e Jasmine e aguardo ansiosamente a oportunidade de assistir ao anime.
 
"O Retorno a Del" segue a fórmula dos livros anteriores - intenso, eletrizante e bem amarrado. Os segredos revelados, bem como as reviravoltas empregadas pela autora, cumprem perfeitamente o papel de envolver e prender o leitor. O "desfecho", aliás, deixa um gostinho de quero mais. É impossível não querer correr para comprar o próximo livro!
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *