Pausa na Viagem: [RESENHA] "AZUL DA COR DO MAR" (Marina Carvalho)
Image Map

[RESENHA] "AZUL DA COR DO MAR" (Marina Carvalho)



Com o rosto ainda enterrado na blusa, dei um sorrisinho frustrado, pensando em como eram vãos os meus desejos”. (p. 203)
Autor(a): Marina Carvalho / Editora: Novas Páginas / Ano: 2014 / Páginas: 334

"Azul da Cor do Mar" é o terceiro romance publicado da mineira Marina Carvalho, autora de "Simplesmente Ana" e "Ela É Uma Fera!", todos lançados pelo selo Novas Páginas da editora Novo Conceito.

Ambientada em Belo Horizonte - MG, a história tem como protagonista Rafaela Vilas Boas, formanda do curso de Jornalismo da PUC, que se vê diante de uma oportunidade única: estagiar na “Folha de Minas”, o maior jornal do estado e terceiro maior do país.

O que era para ser uma experiência incrível acaba se tornando um martírio quando Rafa conhece seu mentor, o premiado repórter investigativo Bernardo Venturini, que é simplesmente a pessoa mais intragável que ela já conheceu

Além das agruras do estágio, Rafaela ainda tem de lidar com sua antiga obsessão por um garoto cuja presença marcara seus verões na infância - o Garoto da Mochila Xadrez, a quem a garota observava durante as férias em Iriri - Espírito Santo.

Mesmo sem jamais ter trocado uma só palavra com o garoto (termo pelo qual a própria protagonista se refere ao personagem, já que nem sabe seu nome), Rafaela sente algo inexplicável por ele; uma curiosidade voraz que alimenta suas fantasias, as quais são postas no papel de maneira criativa, como uma espécie de diário. A fixação de Rafa pelo garoto já conta dez anos quando a história do livro começa.

Bata tudo no liquidificador e eis o resultado: uma vida de cabeça para baixo, cheia de reportagens desafiadoras, trabalho duro e sentimentos conflitantes.

É sem qualquer reserva que faço a seguinte afirmação: "Azul da Cor do Mar"foi, para mim, uma gratíssima surpresa. Esperando algo raso e meloso, caí do cavalo ao me deparar com um dos melhores romances nacionais da minha trajetória como leitor - até o momento.

Rafaela é daquelas protagonistas inteligentes, de personalidade forte e um tanto quanto atrapalhada, que eu particularmente adoro. Ela é quem conduz o leitor pelas 300 e tantas páginas da trama, narrada em primeira pessoa, com suas tiradas brilhantes, comentários espirituosos e retórica característica. Trocando em miúdos, uma personagem construída com excelência - a alma do livro.

Bernardo, seu coadjuvante, fica meio nível abaixo de Rafaela, embora também seja um personagem irresistível. Apesar do mau humor infundado e da implicância tão inexplicável quanto os avistamentos de OVNIs, o jornalista é esperto, sexy, magnético e surpreendente - como todo bom mocinho de comédias românticas.

Marina Carvalho também acerta nos personagens secundários. Figuras como Marcelo Novais, o repórter romântico, e Gisele, a amiga fútil e encrenqueira de Rafaela, dão um colorido especial à trama.

Se os personagens são ótimos, a narrativa empregada pela autora não fica atrás. Carvalho presenteia o leitor com um texto primoroso, marcado por uma prosa fluida e cheia de personalidade. A composição leve e gostosa dos parágrafos é uma isca esperta para manter o leitor colado às páginas - eu, por exemplo, não precisei de mais de dois capítulos para me viciar no livro.

Outro ponto a se destacar em "Azul da Cor do Mar" são as sequências de ação. Isso mesmo. Quem disse que romance não pode ter uma ou outra tensão policial? Marina Carvalho demonstra neste livro a conjugação perfeita de ação e emoção, sem errar a mão em nenhum.

Enfim, com tantas qualidades e méritos, "Azul da Cor do Mar" não pode deixar de entrar para os meus Favoritos do Skoob. Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

Deixe os preconceitos de lado e mergulhe nestas águas sem medo de ser feliz!




2 comentários:

  1. Oi!
    Já ouvi falar muito desse livro, até adicionei a autora no facebook :) estou louca para ler esse livro e agora que li a resenha estou mais interessada ainda, não só nesse mas também nos demais livros dela :D
    adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aliscia!
      "Azul Da Cor Do Mar" é simplesmente viciante. Tenho certeza de que você vai adorar!
      Também tô muito curioso pra ler os outros livros da Marina e espero que não demore a surgir a oportunidade. :)
      Beijo!

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *